26/10/2009

OUTUBRO ROSA LEVA CAMPANHA À BEIRA-MAR


Uma imensa "onda" cor de rosa invadiu a Avenida Beira-Mar, na manhã de domingo, quando cerca de 1.500 pessoas participaram da I Caminhada Cor de Rosa de Fortaleza. O evento foi a última ação desenvolvida no âmbito do "Outubro Rosa", movimento que teve como objetivo dar visibilidade à luta contra o câncer de mama, doença que atinge milhares de mulheres em todo o mundo. No Ceará, em 2008, foram notificados 1.260 casos.
A concentração para a caminhada ocorreu a partir das 7h, no Aterro da Praia de Iracema. De lá, por volta das 8h, centenas de pessoas saíram, sem pressa, pela Avenida Beira-Mar até a Praça dos Estressados, na altura da Praia do Náutico. Animados por um trio elétrico, os participantes - a maioria mulheres de todas as idades, além de homens e crianças - vestiam camisetas e usavam bonés cor de rosa com os dizeres "Mulher Consciente na Luta Contra o Câncer de Mama". Faixas e bandeiras chamavam a atenção também para a violência contra a mulher e pediam paz.
Ao longo do percurso, mais gente se juntou aos caminhantes, transformando o evento numa verdadeira festa de conscientização. No fim da caminhada, foram prestados diversos serviços, como informações sobre câncer de mama e orientações sobre saúde em geral, verificação de pressão arterial, atividades culturais e distribuição de kits do Outubro Rosa, contendo camiseta e boné.
A ação foi realizada pela Associação dos Amigos do Centro Regional Integrado de Oncologia (Assocrio); entidades Toque de Vida, Rosaviva e Amar; Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e o Laboratório Roche.
A coordenadora geral do Outubro Rosa em Fortaleza, Valéria Mendonça, destacou a importância do movimento de conscientização sobre o câncer de mama. "O Outubro Rosa é um alerta mundial sobre a importância do diagnóstico precoce desse câncer e a Capital cearense não poderia ficar de fora".
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Scroll To Top