09/10/2009

MOVIMENTO DE LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA


O Outubro Rosa, movimento de luta contra a câncer de mama, dentre várias outras ações, ilumina fachada de pontos importantes do país, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da mamografia. No Centro Dragão do Mar (em Fortaleza), três locais estão iluminados – a entrada principal, o espelho d’água e o painel informativo da Avenida Pessoa Anta.
Surgido há mais de dez anos nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia, o movimento Outubro Rosa é um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. Desde então, vários outros países vêm aderindo ao movimento. No Brasil, várias cidades estão iluminando seus pontos estratégicos. Em Fortaleza, as atividades do Outubro Rosa serão realizadas entre os dias 04 e 31 de outubro de 2009. O Centro Dragão do Mar contribuiu com o objetivo do movimento que é dar visibilidade à luta contra o câncer de mama.
É vállido ressaltar que a mamografia periódica nas mulheres com mais de 40 anos e o diagnóstico precoce é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos. E ainda: mamografia gratuita para mulheres a partir dos 40 anos agora é lei. Desde o dia 29 de abril, entrou em vigor a lei que garante às brasileiras acima de 40 anos o direito de fazer o exame de mamografia de graça no Sistema Único de Saúde (SUS), para diagnóstico precoce do câncer de mama. A lei 11.664 tem como objetivo garantir o direito às usuárias do SUS o acesso a exames confiáveis para a detecção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, aumentando significativamente as chances de cura e de tratamentos menos radicias.

Confira outras ações do Outubro Rosa no Ceará:
O4 a 10 de outubro: Iluminação Artística de Fortaleza
O7 a 10 de outubro: Pavilhão do Bem/Centro de Convenções (Aberto ao Público)
24 de outubro: FIC Ativo/Faculdade Integrada do Ceará
25 de outubro: Caminhada cor-de-rosa na Beira-Mar (08:00hs)
Audiência Pública/Assembléia Legislativa: Efetivação da Lei nº 11.664/2008

Como participar
Qualquer ação é bem-vinda, mas deve estar sempre acompanhada da informação sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Você pode:
- Iluminar em tons cor-de-rosa prédios, praças, monumentos, lojas e escritórios;
- Colocar banners ou laços cor-de-rosa em fachadas, sacadas, janelas;
- Adaptar seu site com a inserção de banner do Outubro Rosa ou do laço cor-de-rosa;
- Envolver amigos/funcionários com palestras e distribuição de material informativo, além de sugerir que usem detalhes cor-de-rosa nas roupas;
- Distribuir rosas em um dia de outubro;
- Trocar os copinhos de plástico branco por cor-de-rosa por um dia, uma semana ou durante todo o mês, e faça o mesmo com os guardanapos;
- Enfeitar seu carro com fitas cor-de-rosa na antena, no retrovisor ou no chaveiro.

Saiba sobre o câncer de mama, diagnóstico precoce, mitos e verdades, fatores de riscos e seus direitos.
LINK PARA: http://www.mulherconsciente.com.br/Cancer-de-Mama/meus-direitos.aspx
Serviço: Outubro Rosa, de 04 a 31 de outubro de 2009, em todo o Brasil.
Comissão Organizadora do Outubro Rosa

Milena Buson/Toque de Vida
Tel.: 85. 8807.1790 / 3227.0679
E-mail: outubrorosa2009@yahoo.com.br
milabuson@yahoo.com.br
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Scroll To Top