16/09/2009

NOVA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO METROFOR EM OUTUBRO


A Câmara Municipal de Maracanaú realizou há cerca de seis meses, uma Audiência Pública para tratar dos prejuízos gerados pelo Metrofor, que dentre outros problemas, causou a divisão de toda a cidade por conta da instalação dos muros que seguem pela linha férrea.
A Audiência Pública, requerida e presidida pelo vereador Capitão Martins, obteve uma grande repercussão. Na ocasião, o nobre parlamentar sugeriu que, ao invés de um Metrô de Superfície, Maracanaú deveria receber um Metrô Elevado, a exemplo de Parangaba, ou um Metrô Subterrâneo, como tem em Curitiba, pois desta forma a cidade não seria segregada e o impacto na malha viária seria reduzido.
A referida audiência deu início a um movimento popular que reuniu centenas de maracanauenses, através do Comitê de Revitalização do Centro de Maracanaú,
na busca pelo resgate não apenas da infra-estrutura, mas também da história e da identidade cultural do município, em especial o Centro da cidade, seriamente prejudicado pelo muro convenientemente batizado de “Muro da Vergonha”. A mobilização foi vista com bons olhos pelo Governo Municipal, tendo declarado publicamente seu apoio ao Movimento.
No entanto, o Metrofor desde o início mostrou-se contrário às reivindicações, alegando que o projeto do Metrô já estava definido e mudanças seriam impossíveis de serem executadas, já que se tratava de uma obra orçada e licitada.
Diante da negativa, o Vereador Capitão Martins decidiu buscar apoio na esfera federal, conclamando Deputados Estaduais e Federais com votação e identificação em Maracanaú a integrarem a luta pela Construção de um Metrô Elevado ou Subterrâneo. A oportunidade de reunir os parlamentares ocorrerá na segunda audiência pública solicitada pelo Vereador, que será realizada no mês de outubro com data a ser definida, na Câmara Municipal.
O objetivo da audiência é reforçar a necessidade de se rever o Projeto do Metrô em nossa cidade, buscando soluções para os problemas de segregação e prejuízo às residências, comércios e ao patrimônio cultural de Maracanaú.
A expectativa é que, com o apoio dos políticos na Assembléia Legislativa e no Congresso Federal, obtenham-se resultados mais positivos, pois o povo de Maracanaú deseja o progresso, mas o progresso responsável que não prejudique seu desenvolvimento humano e social.
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Scroll To Top